Gestão da loja

Saiba como aumentar o mix de produtos da sua loja!

Montar o mix de produtos adequado ao negócio é um dos grandes trunfos de empresários dos mais variados ramos e empreendimentos de sucesso. Ele é um excelente fator para expandir as vendas e aumentar a sua base de clientes.

Você gostaria de ampliar a variedade de itens que sua loja oferece e não sabe por onde começar? Neste artigo, vamos te mostrar alguns passos importantes para que esse investimento dê certo. Confira a seguir!

Entenda qual o seu nicho de mercado 

É necessário que sua loja tenha o nicho de mercado definido e consolidado. Isso irá influenciar, diretamente, na escolha de seus produtos. Lembre-se de que suas mercadorias são diretamente ligadas ao grau de atuação de seu estabelecimento.

Entenda a relação dos seus produtos com seus clientes: eles precisam estar de acordo com aqueles que compram em seu estabelecimento.

Apresente o seu mix de produtos a sua equipe

Equipes afiadas conhecem bem seus clientes e, principalmente, o produto que estão oferecendo. Então, invista em treinamento aos funcionários da sua loja! Por exemplo, se você é revendedor de uma marca, crie parcerias e dê treinamento a respeito dos produtos. Quando conhecemos melhor o item, passamos confiança ao nosso cliente.

Outra dica é investir no relacionamento adequado dos parceiros de equipe: as divergências pessoais e as disputas internas devem ser evitadas. Além disso, regras e metodologia de vendas devem ser de conhecimento e prática de todos.

Entenda o que é preciso para aumentar o mix de produtos

Compreenda seus produtos

É preciso entender a sua cartela de produtos e saber identificar aqueles que se completam em algum aspecto ou como se relacionam quando as vendas são feitas. Tenha atenção para marcas, cores, materiais, usos e preços.

Interprete o comportamento de compra de cada um de seus clientes

Identifique o que ele compra, qual é a frequência, o quanto gasta, qual a forma de pagamento, entre outras características. Quando trabalhamos o comportamento de nossos clientes, adquirimos mais capacidade de sermos assertivos em nossas vendas e conquistamos excelência no atendimento.

Verifique qual a melhor forma para expor seus produtos

Dicas de clientes, comentários na loja e, até mesmo linguagem corporal, podem ser bastante úteis na hora de identificar a melhor forma de expor seus produtos. Além disso, a maneira como seus clientes compram também irá influenciar na disposição de suas prateleiras, cabideiros, vitrines etc.

Faça vendas individuais

Esse item é importante pois você atende, em primeiro lugar, a necessidade demonstrada pelo seu cliente. Caso dê sinais de que gostaria de ver outras coisas — ou algo a mais chame sua atenção — invista em sanar suas dúvidas e realizar uma nova venda de maneira sutil e delicada. Alguns consumidores se irritam e podem até não voltar ao estabelecimento quando assumimos a postura de insistir para que ele compre além daquilo que necessita.

Entender e investir no estudo de seu empreendimento e de seu cliente é fundamental para que o investimento em mix de produtos seja bem-sucedido. Devemos trabalhar com dados e fatos e buscar a excelência no nosso trabalho.

Clientes satisfeitos e bem atendidos não abrem mão de nossos estabelecimentos e acabam gerando uma excelente oportunidade de promoção a outras pessoas. Além disso, é visível a confiança adquirida por eles para fazer elogios e críticas, pois têm a certeza de que serão ouvidas.

Agora que você sabe como aumentar o mix de produtos da sua loja, compartilhe este texto em suas redes sociais e mostre a seus amigos e colegas essas oportunidades!

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