Você sabia que o sucesso de uma loja de roupa íntima começa pelo seu estoque? Isso mesmo! Para se dar bem como lojista no setor de lingeries é preciso ter organização e manter as peças armazenadas sempre com muito cuidado e zelo.
Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com 5 dicas para montar um estoque de roupa íntima de qualidade. Quer saber quais são as nossas dicas? Então basta continuar a leitura e conferir agora mesmo!
1. Saiba quais são os produtos que vendem mais
É preciso que você tenha um controle de tudo o que entra e saí da sua loja. A partir disso, você terá noção de quais são as peças que mais vendem e assim você pode sempre tê-las em seu estoque.
A ideia é que você não precise deixar os seus clientes na mão por causa de produtos faltando na sua loja. Pense que, se eles não encontrarem aquilo que desejam, poderão buscar em outra loja e não voltarem mais na sua.
2. Classifique os seus produtos
Para que você encontre facilmente os produtos que deseja em seu estoque, é importante que sejam criadas categorias de classificação. Para fazer essa divisão, você pode levar em consideração vários critérios como o tipo de produto (calcinhas, cuecas, sutiãs, baby-dolls etc); os tamanhos (P, M, G, GG ou plus size); os tipos de tecido das peças; as cores e modelos etc.
Quanto mais forem específicas as categorizações, melhor. Desse modo, se uma cliente quiser comprar uma calcinha vermelha tamanho M, por exemplo, será muito mais fácil localizar a peça.
3. Crie um controle de qualidade para a organização do estoque
Pense que o seu estoque precisa ser gerenciado de forma planejada e não de maneira aleatória e sem nenhum controle do que está sendo realizado. Para isso, você pode definir tarefas semanais como a verificação dos itens disponíveis, reposição do que foi retirado etc.
Essa tabela de atividades pode ser fixada em algum local restrito aos funcionários da loja, podendo conter até mesmo o nome do responsável por cada função no controle de estoque.
4. Adote a técnica do PEPS
Os estudiosos em logística desenvolveram uma técnica muito comum para o controle de estoque, chamada de PEPS, sigla para Primeiro que Entra, Primeiro que Sai. Embora seja mais voltada para empresas que trabalham com produtos perecíveis, como os supermercados, que vendem alimentos, essa prática também pode ser adotada em uma loja de roupas íntimas.
Se você utilizar a técnica PEPS não corre o risco de ficar com produtos no estoque que já saíram de moda e que ninguém mais tem interesse em comprar, por exemplo.
5. Registre todas as movimentações do estoque
Tudo que entra e tudo o que sai do estoque precisa ser registrado, de modo que nenhuma informação seja perdida e que você consiga alicerçar bem o seu setor de compras.
Se ainda existem muitos produtos de uma determinada marca ou tipo no estoque, não há necessidade de adquirir mais dessas peças, o que também gera economia para a sua loja.
Agora que você já sabe mais sobre como montar um estoque de roupa íntima de qualidade! Que tal curtir a nossa página no Facebook? Na fanpage, você encontrará muitas dicas para fazer da sua loja um grande sucesso!