O varejo online está em constante mudança. Por isso, estar atento às principais estatísticas do e-commerce e marketing digital é imprescindível para os lojistas que buscam se destacar no mercado.
Tráfego, engajamento, conversão e retenção são ótimos pilares a serem seguidos para um processo de vendas assertivo na Internet. Além disso, é importante saber investir em canais que irão te trazer um ótimo retorno. A adaptação para o digital passou a ser uma questão de sobrevivência. E se você ainda não vende online, chegou o momento de dar o próximo passo e para te ajudar, separamos 5 principais estratégias para vender mais.
Siga um nicho
Os nichos de mercado são parcelas específicas de consumidores, com determinadas necessidades e hábitos. Essa estratégia muda um pouco da nossa ideia de que é preciso vender para todo mundo, foge do famoso “caiu na rede é peixe”.
O mercado de nicho concentra o seu negócio em necessidades específicas do seu consumidor. Já que essa estratégia vende para um público seleto, ela gera um grande potencial de vendas.
Marketplace
Conhecido como shopping virtual, o marketplace é um site que une vários lojistas que podem vender seus produtos. Ele pode ser usado como estratégia para complementar as vendas do seu e-commerce. Isso vai potencializar as suas vendas e possibilitar que sua loja virtual se destaque no ambiente virtual. O marketplace é um caminho para deixar seu produto mais perto dos consumidores.
Marketing digital
Diversos clientes em potencial estão na internet, agora mesmo, buscando produtos similares aos seus. Porém, existem muitas empresas concorrentes que estão buscando por atenção online, então você deve se destacar das demais.
A estratégia possibilita que sua loja virtual se destaque, apareça entre os primeiros resultados das buscas e tenha autoridade no mercado. Ou seja, o marketing digital é fundamental para garantir o sucesso do e-commerce. É a partir dele que você vai saber como vender mais no e-commerce.
Cuide do relacionamento com o cliente
Este tópico muitas vezes é menosprezado, porque (aparentemente) não influencia diretamente nas vendas. E, isso não é verdade. A venda é a consequência de um bom relacionamento com o cliente. Isso não apenas na loja física, mas também na loja virtual.
O relacionamento digital com seu cliente pode ser criado de várias formas: e-mail marketing, conteúdo para blog, canal no youtube, chat no site, posts em redes sociais, entre várias outras formas de estar presente para o cliente. Portanto, saber como vender mais no e-commerce é fruto de descobrir a forma que o seu público quer se comunicar com você.
Invista nas redes sociais
Esteja onde seu cliente está. O WhatsApp, Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok são apenas algumas das muitas redes sociais em ascensão. Nessas mídias, você tem a oportunidade de mostrar a sua marca com relevância. Pense nas redes como divulgação de conteúdo de tudo o que envolve o seu segmento.
Crie estratégias para ter uma relação próxima com os seus clientes. Isso gera engajamento para sua marca e, consequentemente, tráfego para o e-commerce.