Qual cliente não gosta de uma bela promoção? Normalmente, ela faz os olhos dos consumidores brilharem. Mas, para encantá-los de verdade e, ao mesmo tempo, ser viável para a empresa, as ofertas precisam ser muito bem planejadas. Ao criar promoções, os preços devem ser condizentes com a realidade do negócio. Caso contrário, comprometerão sua sustentabilidade no mercado.
Você gostaria de gerar mais resultados positivos em sua loja? Criar promoções incríveis — sem gastar muito para isso — e correr menos risco de errar? Leia o post e descubra algumas ótimas dicas!
Tenha um objetivo certeiro
Toda campanha deve ter um objetivo. Qual o seu? Aumentar as vendas? Reduzir o estoque? Atrair novos clientes? Divulgar novos produtos? Promover a fidelização?
Definir bem o objetivo da sua campanha orienta a adoção de estratégias e forma como executá-la.
Escolha o seu público-alvo
Com o objetivo definido, é preciso saber para quem será feita a promoção. Essa informação é fundamental para garantir que a comunicação aconteça e seus esforços não se transformem em prejuízos no futuro.
Quem você deseja atingir com a sua campanha promocional? Quais os hábitos desse público? Como é o histórico de compras dessas pessoas?
Você pode pesquisar ainda em quais redes sociais ele se encontra. Isso auxilia a escolher os canais adequados para divulgar as suas ações. Com uma boa pesquisa, é possível descobrir até os tipos de publicações mais atraentes para a sua audiência em cada rede social. Essa análise deixará sua atuação online muito mais eficiente.
Defina um prazo para as promoções
Definir uma data faz com que a sua ação seja mais valorizada pelo consumidor.
Já ouviu falar que tudo que é bom dura pouco? Promoções por tempo indeterminado podem enfraquecer suas expectativas de venda. Ter um prazo curto é um dos fatores que desperta as compras por impulso.
Portanto, escolha um prazo para o começo e para o término da ação e o cumpra quando chegar a data estipulada para descontinuá-la.
Ofereça valor ao cliente
A promoção precisa ser relevante para o cliente. Não adianta só oferecer produtos parados no seu estoque a “preço de banana”.
É necessário descobrir que itens causam interesse, para que a atenção dos consumidores seja atraída. Pense bem sobre um diferencial: simplesmente apresentar o que já é comum para as pessoas não fará da sua promoção um sucesso.
Tente superar as expectativas. Inovações também estão relacionadas à identificação das oportunidades.
Tenha estratégias de divulgação
Não adianta nada planejar uma promoção incrível, mas ninguém ficar sabendo a respeito dela. Sinalize o espaço físico da sua loja. Porém, não se limite a isso.
Utilize a internet a seu favor. Sua presença nas redes sociais é extremamente importante, pois elas funcionam como incríveis canais de divulgação de suas ações promocionais. Além disso, dão oportunidade para a interação e a aproximação da empresa com os clientes.
Links patrocinados em redes como o Facebook são uma boa forma de chamar atenção para os anúncios, pagando pouco por isso. E o alcance pode ser para milhares de pessoas (com público segmentado) diariamente!
Agora que já sabe quais estratégias seguir ao criar promoções, comece o seu planejamento e potencialize os resultados da sua empresa!
Se essas dicas foram úteis para você, também podem ser para outras pessoas, não é mesmo? Compartilhe este post em suas redes sociais!
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