Organizar a exposição de produtos em uma loja é uma arte que pode gerar aumentos substanciais nas vendas. Por isso, existem diversos métodos e técnicas criados para auxiliar nesse processo. O mapeamento e otimização da exposição de produtos na zona fria e zona quente da loja é uma dessas técnicas que garantem melhores resultados nas suas vendas.
Para entender o que é e como utilizar essa técnica na arrumação da sua loja física, continue lendo o post e saiba tudo que você precisa para fazer a sua loja vender mais.
O que são as zonas fria e quente da loja?
As zonas frias da loja são os locais menos acessíveis, menos visitados. Dificilmente os clientes param para observar produtos nas zonas frias espontaneamente. Por isso, precisam de um empurrãozinho que pode ser dado pela forma como os produtos estão sendo expostos nessas áreas. Em geral, esses locais ficam próximos à entrada e saída ou no fundo do lado direito das lojas.
Já as zonas quentes são as áreas da loja de mais fácil acesso, mais visíveis, que chamam atenção e por onde os consumidores circulam sem a necessidade de grandes estímulos. Nesses lugares, os clientes param para ver as mercadorias. Podem variar de localização de acordo com a disposição do mobiliário ou outros fatores, mas, em geral, ficam à esquerda da entrada da loja.
Como identificar a zona fria e a zona quente da loja?
Com toda a tecnologia existente à nossa disposição, ferramentas como o Eye Tracking podem ser determinantes no momento de mapear a localização da zona quente da loja.
Trata-se de um equipamento capaz de monitorar o movimento ocular das pessoas e permite ao lojista saber exatamente para onde, quantas vezes e por quanto tempo alguém olhou durante sua permanência na loja.
Outra forma mais barata e acessível de mapear a zona fria e zona quente da loja é a observação do comportamento do cliente durante a sua visita.
Qual a forma de otimizar a zona quente da loja?
Em primeiro lugar, analise o trajeto do cliente, o ponto focal, a iluminação, a disposição dos expositores e o espaço para circulação na zona quente da loja.
A partir dessa análise, utilize cores para evidenciar ainda mais esses espaços, destaque produtos nas prateleiras por meio da iluminação e da forma como estão dispostos e insira informações adicionais sobre eles, juntamente a um call-to-action curto e objetivo. Saber o que deve ser feito para obter o produto ajuda o cliente na tomada de decisão pela compra.
Como tornar a zona fria da loja menos fria?
Aproveite a zona fria da sua loja para expor os produtos mais procurados, aqueles que se vendem quase sozinhos, além dos lançamentos e promoções. Assim, os próprios produtos farão o trabalho de atrair os clientes até essas áreas.
Utilize araras e manequins para evidenciar produtos sazonais e promoções, procurando inserir mensagens impressas de sinalização, mas sempre com atenção ao bom gosto e conteúdo desse material gráfico — por exemplo: cartazes e adesivos de parede — respeitando o estilo e a identidade visual da loja.
Criar o caminho a ser percorrido em uma loja pelo cliente não é uma tarefa fácil e corriqueira. Ao contrário, requer muita pesquisa e estratégias consistentes para estimular o consumidor a chegar até o caixa e efetuar a compra.
Agora você já sabe valorizar todos os espaços, tanto a zona fria quanto a zona quente da loja, com essas dicas! Gostou delas? Então aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!