Vendas & Marketing

Você sabe o que é mobile commerce? Veja como usar no varejo de moda!

Não existe a menor dúvida de que os smartphones mudaram a nossa vida. Transformaram-se em uma espécie de extensão do corpo, exatamente como previu McLuhan em seu livro lançado na década de 60. Dá para imaginar como isso modificou a forma de comprarmos, não é mesmo? E é aí que se originou o mobile commerce.

Também chamado de m-commerce, há muito tempo o mobile commerce deixou de ser tendência e virou realidade. Segundo o relatório Webshoppers 36, do eBit, a quantidade de pedidos realizados via smartphone aumentou aproximadamente 36% em relação aos anos anteriores. Em 2014, por exemplo, esse aumento foi de apenas 3,2%.

Ainda de acordo com o mesmo relatório, hoje, a aquisição de produtos por meio de dispositivos móveis é responsável por quase um quarto das vendas online e apresenta um ticket médio de R$ 417. Isso se deve à democratização do 3G e do 4G no Brasil, que transformou o smartphone na principal ferramenta de acesso à internet.

Então, se você trabalha com moda, não dá para ficar fora desse mercado em plena expansão. Continue lendo este post e entenda como entrar nele de forma efetiva e definitiva! Vamos lá?

Tenha uma loja virtual responsiva

Os e-commerces são sites capazes de realizar a venda de produtos, recebendo o pagamento e programando a entrega — tudo isso por meio da internet. No mercado de moda, existem várias marcas que já fazem isso muito bem. Porém, hoje, grande parte do faturamento desse segmento vem das vendas em dispositivos móveis.

Em 2017, por exemplo, 24,6% das compras foram realizadas por meio de dispositivos móveis — segundo o Webshoppers 36. Atualmente, com a ascensão do m-commerce, tornou-se imprescindível que esses sites ofereçam também uma ótima experiência de compra em smartphones.

Uma loja virtual responsiva é aquela capaz de ser navegada de maneira agradável e objetiva em qualquer tipo de dispositivo pelo qual seja acessada.

Invista na criação de aplicativos

Os aplicativos são excelentes ferramentas para expor e vender produtos em dispositivos móveis. Uma vez instalado no celular do seu cliente, ele permite que você envie push notifications das promoções da sua loja. E isso sem contar que a sua marca estará presente no dia a dia de quem tem o app instalado no telefone.

Em um momento em que, segundo o relatório Webshoppers 37, o varejo fashion se mantém na liderança e ainda aumenta sua participação nas vendas realizadas online, ter a sua loja sendo levada na bolsa dos seus consumidores é uma tremenda vantagem competitiva, não acha?

Venda pelo WhatsApp

O aplicativo de comunicação em tempo real WhatsApp acabou tornando-se uma excelente ferramenta para vender em dispositivos móveis, mesmo para quem ainda não tem uma loja virtual ou aplicativo de venda. Por meio do app, é possível divulgar produtos, receber feedbacks e tirar as dúvidas dos seus clientes de forma muito simples, rápida e personalizada.

A criação de grupos no aplicativo permite reunir seus potenciais clientes em um único lugar, conversar diretamente com eles e usar a criatividade na divulgação dos seus produtos, porém, sem ser inconveniente, já que só permanece quem tem interesse. Mas não esqueça de pedir permissão ao seu contato para adicioná-lo ao grupo, certo?

Como você pôde perceber lendo este post, motivos não faltam para investir em mobile commerce. E como o WhatsApp é a ferramenta de comunicação instantânea mais usada hoje no mundo, pode ser um ótimo ponto de partida para sua entrada nesse mercado.

Por isso, saiba como usar o WhatApp para vender mais e descubra como você pode tornar seu negócio ainda mais rentável! Até a próxima!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *