As objeções de vendas são comuns no varejo, principalmente, para os empresários do ramo da moda. Em geral, essas objeções de venda ocorrem quando o cliente não está convencido o suficiente para comprar o seu produto.
Embora seja necessário considerar a escolha do comprador, há sempre maneiras de contornar as objeções de vendas, contornando toda a situação e guiando o comprador para o caminho do fechamento da venda.
Neste artigo separamos algumas objeções de vendas comuns e explicamos o que você precisa fazer para driblá-las e fechar o negócio. Confira!
1. “Vou pensar um pouco e já lhe respondo!”
Essa objeção é bastante comum. Nesse caso, é sinal que o cliente ainda está indeciso na compra, então é hora de mostrar a ele que o seu produto é a escolha certa.
Pergunte o que está o impedindo de levar, tire todas as dúvidas e esteja sempre disposto a responder as questões do seu comprador.
2. “Preciso consultar outra pessoa”
Muitas vezes, o cliente precisa da autorização do cônjuge, pais, de um amigo ou qualquer outra pessoa para fechar a compra. Portanto, você precisa descobrir quais são as objeções da terceira pessoa.
Encoraje o seu comprador a levar a outra pessoa até você para esclarecer todas as dúvidas e contornar os obstáculos dessa venda.
A melhor forma de superar objeções de vendas dessa categoria é avaliando a situação, se o cliente realmente precisa consultar alguém antes de fazer a compra e fazer perguntas sobre todo o cenário.
3. “É muito caro!”
É extremamente comum você ouvir isso do seu cliente, pode ouvir até que o seu preço está maior do que os do concorrente. Nesse momento, você precisa lidar com a situação, mostrando quais são as vantagens do seu produto em relação a outros vendidos no mercado. Procure sempre tentar entender o que realmente está preocupando o seu cliente com o preço.
Se ele se convencer que o seu produto é melhor do que os das outras empresas, pagar por um preço maior não será um problema. Com isso, é importantíssimo pesquisar bem as preferências dos seus potenciais clientes e suas necessidades. Essas informações vão auxiliar no momento da venda.
Outra boa prática indicada para quebrar essa objeção é oferecer várias formas de pagamento ao seu cliente, como parcelar a compra. O valor da parcela é menos impactante que o valor integral da compra. Assim, os clientes conseguem encaixar o valor da parcela em seu orçamento mensal.
4. “Não tenho interesse”
Dificilmente essa objeção ocorrerá se a sua empresa tiver feito a seleção correta do seu público-alvo. Entretanto se você perceber que essa situação está acontecendo, precisa tomar uma atitude rápida e eficaz para contornar essa objeção de venda.
Tente entender por qual razão o cliente não se interessa pela mercadoria. Ao longo da conversa, tente convencer que o seu produto pode trazer inúmeros benefícios para seu cliente e pode ser bem proveitoso para ele. Você pode também citar ou mostrar os comentários de outros clientes sobre o seu produto, assim, o cliente se sentirá mais seguro ao fazer a compra.
Aprender a lidar com essas objeções de vendas é crucial para o seu negócio. Assim, os seus números de vendas fechadas aumentam e seus clientes também, consequentemente sua empresa será bem-sucedida no mercado!
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