Uma revendedora de lingerie não pode ficar restrita às suas 4 paredes. É preciso estar sempre atenta às tendências do comportamento de moda para tomar as melhores decisões e garantir o crescimento do negócio.
Mas nem sempre é fácil prever o caminho que o mercado tomará nos próximos anos. Por isso, preparamos este post com algumas dicas sobre os rumos mais prováveis, de acordo com dados históricos. Boa leitura!
A influência das evoluções tecnológicas no mercado da moda
As evoluções tecnológicas impactam diversos setores da economia. No varejo de moda não seria diferente. Clientes cada dia mais conectados e mais exigentes requerem uma mudança em processos de venda.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad 2014), 80,4% das pessoas que têm acesso à internet o fazem via smartphone. Isso significa que as pessoas têm todo um universo de compras online bem na palma de suas mãos.
E esse é um caminho sem volta. A grande tendência é que as pessoas usem seus smartphones cada vez mais e as lojas precisam se adaptar a essa realidade. Algumas práticas, como ter um site responsivo e realizar vendas pelo WhatsApp, se tornaram itens obrigatórios para a sobrevivência dos varejistas.
A questão geracional nas mudanças do comportamento de moda no varejo
A geração do cliente é um fator que, atualmente, influencia diretamente na relação de consumo. Enquanto as pessoas da geração X, que possuem idade aproximada entre 35 e 49 anos, têm um perfil mais conservador e moderado em relação à conectividade, as pessoas das gerações Y e Z, com idades aproximadas entre 15 a 34 anos, são muito mais exigentes e antenadas.
E são essas gerações mais novas que mais consomem moda. E, entre essas duas, ainda existe uma série de diferenças que intervêm nas escolhas de cada um no momento da compra. Por isso, é importante conseguir atingir diferentes gerações, buscando entender melhor cada uma e promovendo ações específicas.
O papel dos influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são pessoas comuns que investem em sua imagem na internet por meio de um canal no YouTube ou uma conta no Instagram, na maioria dos casos. Eles conquistam uma multidão de seguidores e acabam ditando moda e comportamento.
Por essa força, que é naturalmente conquistada, eles são grandes focos de ações de marketing. Para se ter uma ideia do tamanho dessa força, a Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependiam das suas redes sociais para tomar as suas decisões de compra.
As tendências de vendas para os próximos anos
É sabido que o país acabou de passar por uma forte crise econômica, mas já começa a apresentar sinais de melhora. Enquanto o retrospecto dos últimos anos foi de constante declínio, o Natal de 2017 já começou a mostrar a retomada no crescimento, de acordo com a revista Valor Econômico.
Então a tendência é de crescimento nas vendas. Lembrando que a recuperação da economia por si só não é suficiente para garantir o sucesso do seu negócio. Mas, seguindo as dicas que demos neste post, o trabalho não será tão árduo.
Agora que você já sabe quais são as tendências de comportamento de moda no varejo, agora é hora de pôr a mão na massa. Antes de ir, deixe o seu comentário sobre o que achou deste post e participe do debate!