Á primeira vista, as distinções entre uma loja online e um varejo físico parecem óbvias. No entanto, existem diferenças no modelo de negócios, na atração de clientes, nos custos e operações de compra e venda que nem sempre são levadas em consideração na hora de empreender.
Quem pensa que um e-commerce é um ponto comercial mais barato está enganado! Antes de apostar na estratégia de vendas pela internet para ampliar seu faturamento, é necessário entender o que diferencia uma loja virtual de um ponto comercial.
Para ajudar você nessa missão, contamos, neste post, 4 diferenças fundamentais! Acompanhe e fique por dentro!
1. Hospedagem e aluguel
Mesmo com a diminuição da rentabilidade nos preços dos aluguéis de imóveis comerciais, o valor dos pontos ainda cresce anualmente. Esse custo acaba pressionando os preços dos produtos, diminuindo a competitividade e levando os empresários a considerarem vender apenas pela internet.
No ambiente online, o equivalente do aluguel do ponto comercial são os custos com domínio, hospedagem e plataforma. Mesmo as opções mais caras somam custos inferiores aos aluguéis, especialmente nas grandes cidades.
No entanto, é preciso ficar atento aos recursos oferecidos por serviços de hospedagem e plataforma, como: suporte, e-mail, segurança e disponibilidade do site. Uma escolha errada pode levar sua loja a perder vendas, clientes e, consequentemente, deixar de gerar receita.
2. Atração de clientes
O marketing tradicional (ou offline) é bastante utilizado pelas lojas do varejo físico, embora essa tendência esteja mudando. Anúncios em televisão, outdoors, encartes, vitrines, spots nas rádios e marketing no PDV são formas que ainda apresentam eficácia na atração de clientes e na conversão.
O varejo online, por sua vez, precisa apostar em técnicas virtuais e falar a linguagem do público online. Ferramentas como Otimização para Motores de Busca (SEO), promoção das redes sociais, pesquisa de palavras-chave, rastreamento da origem dos acessos, páginas de produtos focadas na conversão compõem o pacote do marketing no ambiente virtual.
Cada vez mais, os consumidores estão se tornando omnichannel, levando as lojas a apostarem em métodos, tanto online quanto offline, para adquirir clientes e unificar as operações.
Qualquer que seja a maneira de atrair clientes, você não pode abrir mão de planejar e executar ações de marketing! Além disso, fique de olho aberto para o retorno sobre o investimento (ROI) para saber se o custo de aquisição de clientes (CAC) está dentro do estipulado, certo?
3. Logística
Esse é um ponto crucial na hora de optar por uma loja online! Uma vez que as vendas são concretizadas remotamente, os produtos devem ser enviados para o destino escolhido pelo cliente.
Ainda nesse sentido, a logística precisa ser estratégica para que os produtos cheguem dentro do prazo estipulado, evitando problemas — como pedidos de cancelamento e reembolso.
Ainda mais porque o processo de entrega em uma loja tradicional é simples: uma vez que os clientes passam no caixa, eles passam a ser donos do produto que adquiriram, sem espera ou atrasos.
Entretanto, esse transtorno tem uma vantagem: qualquer operação online pode ter alcance em todo o território nacional ou mesmo internacional. Desse modo, escolha parceiros eficientes de logística e entregas.
No ambiente físico, por sua vez, a operação logística se dá entre os fornecedores e a loja, e precisa ser igualmente seguro e estratégico.
4. Atendimento
Um atendimento ruim é prejudicial a qualquer loja, seja física, seja online. A diferença está nos canais de atendimento: enquanto o varejo tradicional conta com vendedores para tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes, as lojas online têm outros meios à disposição — como telefone, e-mail, WhatsApp e chat online.
O chat é uma ferramenta que tem atraído a preferência dos clientes. A disponibilidade de uma resposta instantânea faz com que 92% dos clientes vejam o chat online como uma forma eficiente de comunicação com a loja.
Apesar das diferenças fundamentais entre loja online e física, a tendência é que o digital passe a fazer cada vez mais parte das operações de comércio. Portanto, mesmo que você seja um varejista tradicional, vale a pena ficar de olho nas ferramentas digitais para atrair clientes, gerar vendas e estreitar o relacionamento, certo?
Agora que você sabe a diferença entre loja online e offline, que tal aprender um pouco sobre PDV? Saiba como organizar o mostruário de lingerie em 4 passos! Até mais!