Não dá para negar a presença indispensável do Whatsapp no dia a dia dos brasileiros. A ferramenta de comunicação instantânea caiu mesmo no gosto de pessoas de todas as idades e é utilizada para os mais diversos fins: conversas informais com amigos e familiares, grupos de trabalho e de estudo e, é claro, há quem aproveite o Whatsapp para vender.
E se depender da eficiência do aplicativo, as vendas estão mesmo garantidas. Mais de 1 bilhão de pessoas em 180 países usam o Whatsapp para se comunicar. No Brasil, são mais de 120 milhões de usuários, e muitos podem se tornar seus clientes!
É só acompanhar o nosso texto e descobrir como transformar esse app cheio de emojis (e que até parece brincadeira!) em um negócio muito sério e rentável! Confira!
Crie grupos inteligentes
É verdade que quase todo mundo que você conhece tem Whatsapp, mas isso não significa que todos esses contatos são seus clientes em potencial. Por isso, na hora de criar um grupo, seja seletivo e escolha, como integrantes, apenas aquelas pessoas que tem a ver com o que você oferece.
Na venda de lingeries, por exemplo, o seu grande público são as mulheres. É claro que os homens também compram calcinhas e sutiãs para presentear, mas será que os seus contatos masculinos vão gostar de receber esse tipo de promoção periodicamente? Nesse caso, a sua mensagem pode gerar antipatia em vez de vendas.
Peça permissão para adicionar
Esse é mais um caso em que o seu tiro de whatsapp pode sair pela culatra: ao adicionar sem autorização, você corre o risco de ser hostilizado e bloqueado para sempre. Ou pior: pode ser denunciado como spam!
Antes de sair montando um grupo, é de bom tom enviar uma mensagem para cada contato explicando o seu negócio e a sua intenção, e perguntar se a pessoa tem o interesse de fazer parte para receber promoções exclusivas e participar de sorteios, por exemplo.
Caso a resposta seja negativa, agradeça, faça um convite para conhecer a sua loja (ou apresentar os seus produtos) e resista a tentação de adicionar.
Realize sorteios
Se você pediu a permissão e utilizou o argumento da realização de sorteios, faça-os de verdade, garantindo um benefício para que a pessoa continue fazendo parte do seu grupo.
Afinal, um grupo com muitos contatos pode acabar sendo inconveniente, com mensagens chegando a todo momento, e um incentivo para não sair é sempre bem-vindo.
Além disso, ofereça descontos especiais para aniversariantes e em datas comemorativas, por exemplo. Também vale criar ações para agitar o grupo, como oferecer um brinde para os 20 primeiros contatos que responderem EU QUERO.
Divulgue sem ser inconveniente
Essa é a regra de ouro da publicidade no Whatsapp ou em qualquer rede social. Não seja chato nem repetitivo; não envie mensagens fora do horário comercial; utilize sempre uma linguagem educada e sem preconceitos; não envie arquivos pesados e, de forma alguma, saia do contexto que é divulgar o seu negócio.
Por ser um aplicativo mais informal, muitas pessoas acabam ultrapassando os limites do bom senso. Mas lembre-se de que, independentemente da ferramenta, é a imagem do seu negócio que está sendo divulgada, e as pessoas estão atentas — e cada vez mais impacientes.
Seguindo essas dicas de como utilizar o Whatsapp para vender, você, com certeza, vai abrir novas portas para o seu negócio e se surpreender com os resultados. E por falar em se surpreender, siga a gente no Facebook, Instagram e YouTube e acompanhe sempre as nossas coleções!