É fato que cada mulher tem sua beleza própria. Mas, mesmo que as medidas variem de pessoa para pessoa, existem alguns tipos de corpo que são similares.
A divisão por categoria é uma classificação muito usada por consultores de estilo e personal stylists, para ajudar a equilibrar visualmente as proporções do corpo feminino com as roupas mais adequadas, de acordo com cada cliente.
Neste artigo, você vai conhecer as lingeries ideais para cada tipo de corpo. Continue a leitura para descobrir qual é o melhor modelo para você!
Pera
As mulheres com o corpo tipo pera são aquelas que possuem a medida do quadril maior que a medida dos ombros. Dessa forma, costumam ter seios pequenos, cintura marcada e bumbum volumoso.
O desafio aqui é equilibrar as proporções, dando a impressão de seios e ombros maiores. Para isso, escolha sutiãs com alças largas ou cheias de detalhes. A versão meia-taça, com um pouco de enchimento, ajuda a elevar os seios de forma natural. Rendas e estampas também são bem-vindas.
Já para a calcinha, dê preferência aos modelos básicos e lisos, sem detalhes nas laterais. Se desejar usar estampas, opte pelas versões com fundo escuro.
Triângulo invertido
Ao contrário do corpo tipo pera, mulheres com o corpo de triângulo invertido têm as medidas dos ombros maiores que as medidas do quadril. Se esse é o seu tipo de corpo, a região do quadril pode receber calcinhas com muitos detalhes nas laterais, como lacinhos ou fitas.
As estampas também são bem-vindas, especialmente em tons claros. No sutiã, opte por peças lisas e discretas. Você também pode apostar sem medo nos modelos que são mais largos nas laterais e com bojos tradicionais, mas evite os enchimentos para não dar ainda mais volume para essa região.
Ampulheta
Entre os tipos de corpo, mulheres com o corpo ampulheta possuem uma distribuição mais equilibrada. Geralmente, as medidas de quadril e ombros são bem próximas, e a cintura é mais fina e marcada. Assim, esse é um corpo que tem mais facilidade para usar praticamente qualquer tipo de lingerie.
No entanto, é preciso ter cuidado para que uma peça muito carregada em detalhes, quando combinada com outra muito básica, cause um desequilíbrio nas proporções, aumentando demais o quadril ou os seios, por exemplo.
Assim, para valorizar ainda as curvas naturais, a dica é apostar nos conjuntinhos. Se quiser misturar peças diferentes, lembre-se de equilibrar os detalhes, como aplicação de laços ou rendas, para que uma região não ganhe mais destaque do que a outra.
Retângulo
O corpo retângulo também tem as medidas dos ombros e do quadril praticamente iguais. No entanto, a cintura acompanha essas medidas, fazendo com que a mulher com esse corpo quase não tenha curvas.
Mas sem problemas! O desafio é marcar a cintura e proporcionar efeitos mais curvilíneos. Na calcinha, opte por peças com detalhes nas laterais, elásticos diferentes e muitas cores. Dá para brincar sem medo com estampas e tons contrastantes. As tangas são ótimas escolhas para dar o efeito asa delta e acentuar as curvas.
Já no sutiã, como a ideia também é passar volume, misture estampas com rendas e bordados e aposte nos bojos e enchimentos. As versões do strappy bra que atravessam o colo também colaboram para esse efeito.
Oval
Mulheres com o corpo oval têm cintura arredondada, com costas e seios também volumosos. Aqui, sustentação é a palavra-chave. O desafio é afinar a cintura, disfarçando a barriga.
No sutiã, alças e laterais reforçadas são ótimas escolhas. As calcinhas podem ser mais altas, marcando a cintura, enfatizando as curvas do corpo e alongando as pernas. Os bodies também são ótimos aliados desse tipo de corpo.
Outra opção é apostar em lingerie bicolor contrastante, como as que misturam preto e branco, pois atraem os olhos para os seios e quadril.
E aí, conseguiu descobrir qual desses tipos de corpo é o seu? Agora você já sabe como escolher a lingerie certa para valorizar e equilibrar suas proporções!
Além desse material, temos muitas outras dicas e truques que queremos dividir com você. Assine nossa newsletter para receber tudo diretamente do seu e-mail. Até a próxima!